Informativo

Legislação e Governo

Comissão da Câmara vai à Bahia apurar denúncias de abusos da Marinha contra quilombolas Envie para um amigoImprimir

Acusações contra militares por ameaças, danos a propriedades e agressões a moradores do quilombo de Rio dos Macacos serão investigadas em audiência pública.

Deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados estarão na segunda-feira (4), na Bahia, para investigar denúncias de abusos e de uso da violência contra os quilombolas de Rio dos Macacos atribuídas a militares da Marinha.

O presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), acompanhado dos deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Luiz Alberto (PT-BA) e Valmir Assunção (PT-BA), realizará audiência pública com os moradores do quilombo localizado na mesma área em que está a base naval de Aratu, em Salvador. No evento, que começará às 9 horas, estará o secretário de Promoção da Igualdade Racial, da Bahia, Elias Sampaio.

Os moradores do quilombo acusam militares de terem, seguidas vezes, agredido vários deles física e moralmente, feito ameaças de morte, danificado moradias e, entre outras reclamações, dificultado o direito de ir e vir, garantido pela Constituição, o que contribuiu para a morte de bebês e de gestantes.

Conflito
Em 22 de maio, representantes do quilombo estiveram em Brasília para entregar aos deputados da comissão cópias de boletins de ocorrências policiais com os registros oficiais das agressões e ameaças. Acrescentaram que a situação se encontrava insustentável com riscos para que o pior possa acontecer.

O conflito entre as 50 famílias do quilombo com a Marinha tem ocorrido porque os militares solicitam a saída dos 500 moradores dessa área de segurança, na qual os descendentes dos escravos garantem que seus ancestrais chegaram há mais de 200 anos, motivo pelo qual não querem se retirar.

Após a audiência, os parlamentares serão recebidos pelo almirante Monteiro Dias, comandante da base, às 13 horas.

(Agência Câmara, 31/05/2012)

« Voltar

BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags