Informativo

Petróleo e Derivados, Legislação e Governo, Acidentes

BP quer retomar exploração de petróleo no Golfo do México Envie para um amigoImprimir

A BP (British Petroleum) confirmou nesta sexta-feira que apresentou um plano às autoridades reguladoras dos Estados Unidos para realizar uma nova perfuração para exploração de petróleo em águas profundas no Golfo do México.

Se aprovada, a perfuração será a primeira desde o desastroso vazamento de petróleo de Macondo, em 20 de abril de 2010, que levou ao vazamento de cerca de 5 milhões de barris de óleo no mar, no pior derramamento de petróleo no oceano registrado na história dos EUA. O desastre ambiental prejudicou a região costeira de vários estados norte-americanos e a BP teve que destinar US$ 20 bilhões para um fundo de compensação.

O plano de exploração suplementar será um teste-chave, decisivo para saber como os reguladores dos EUA tratarão a BP --maior produtora de petróleo do Golfo do México-- no pós-Macondo.

Em um importante relatório de investigação emitido em 14 de setembro, os EUA atribuíram a maior parte da culpa pelo desastre à companhia, que enfrenta uma série de processos judiciais civis e criminais, além de bilhões de dólares em indenizações potenciais.

"Nós temos apresentado um plano de exploração suplementar", confirmou um porta-voz da BP. "Obviamente, nós tínhamos um plano de exploração e nós o acrescentamos a ele".

(Reuters / Folha Online, 23/09/2011)

« Voltar

BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags