• Tipo: Contribuições
  •   ‌  Abrangência: Estadual
  •   ‌  Data Inclusão: 30/05/11

Contribuições

Processos Industriais, Desenvolvimento Sustentável

Ações pelo meio ambiente Envie para um amigoImprimir

COMPROMISSO COM A VIDA

A CENIBRA reforça seu compromisso com a conservação da natureza por meio de ações efetivas, que envolvem de forma harmoniosa o potencial humano e o desenvolvimento tecnológico. A Empresa desenvolve uma série de ações visando o manejo das áreas ao longo de cursos d’água, lagoas e nascentes, onde se localizam as matas ciliares. Os trabalhos de reabilitação destes ecossistemas naturais se baseiam no plantio de mudas de espécies nativas e cuidados com as já existentes, na adubação e no controle de pragas e ervas invasoras.

Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por cerca de 102 mil hectares de matas nativas. Esta área é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’água.

As emissões atmosféricas são controladas. Os valores das emissões, considerando-se as fontes estacionárias existentes, são inferiores ao padrão internacional de 5 ppm, proposto e adotado pela empresa em seu licenciamento ambiental desde 2001.

A Rede de Percepção de Odor é composta por instrumentos analisadores nas principais fontes estacionárias do processo, uma estação meteorológica automatizada, hardware e software para o modelamento da dispersão do odor na atmosfera e um grupo de participantes voluntários, num raio de 42 km em relação à fábrica, servindo de base para as ações gerenciais voltadas à geração e controle das emissões odorosas

Ao longo dos anos a CENIBRA tem buscado a otimização do processo de produção de celulose. Sempre com o objetivo de reduzir o consumo de água, por meio da implantação de projetos ambientais e inovações tecnológicas.

O desenvolvimento dos projetos de otimização e as novas facilidades implantadas na ETB proporcionam a estabilidade e a garantia da qualidade dos efluentes tratados ao longo de todo o ano, mantidos rigorosamente abaixo dos limites especificados pela legislação vigente. Além dos recursos tecnológicos, o espírito de equipe envolvendo as áreas de operação, manutenção e engenharia contribuíram de forma decisiva para os excelentes resultados conquistados ao longo dos anos.

Os principais parâmetros de controle no efluente final correspondem à temperatura, pH, sólidos sedimentáveis e suspensos, às Demandas Química (DQO) e Bioquímica (DBO 5 ) de oxigênio, o consumo específico de água industrial e os valores de Haletos Orgânicos Adsorvíveis (AOX).

Os investimentos ambientais na ETB e a eliminação do cloro elementar como agente alvejante na etapa de branqueamento da celulose em 2002 (celulose 100% ECF – Elemental Chlorine Free), proporcionaram um padrão contínuo de melhoria na qualidade dos efluentes hídricos CENIBRA.

A CENIBRA vem desenvolvendo novas estratégias para a gestão de seus resíduos sólidos, pautada nos três pilares básicos da sustentabilidade ambiental: a redução, a reutilização e a reciclagem. Diversos trabalhos foram conduzidos pelas áreas de produção, utilidades, administração, suprimentos, meio ambiente e atividades florestais, com o objetivo de definir, planejar e implantar metas para transformar a gestão de resíduos em uma unidade de negócios, tanto ambiental quanto comercialmente viável e rentável. Ao longo do ano foram implantadas diversas ferramentas de controle para a real quantificação dos resíduos gerados, sua destinação e reaproveitamento, com destaque especial para as recomendações florestais para aplicação de resíduos nos plantios de Eucalipto da empresa.

Projetos e ações de sustentabilidade sempre foi uma preocupação da Empresa. Mais além de cumprir o exigido pela legislação, a CENIBRA assume seu papel de Organização cidadã, promovendo a preservação da biodiversidade, disseminando conceitos de educação e investindo na valorização da vida. Preservamos mais de 100 mil hectares de mata Atlântica; superamos a marca de 350 mil mudas de espécies nativas plantadas para promover a recuperação ambiental de matas ciliares e nascentes. Dentre os cerca de 20 Projetos Socioambientais que a CENIBRA desenvolve está o Projeto Mutum

 

20 anos de Sucesso

Há 20 anos, a CENIBRA desenvolve, na Fazenda Macedônia, o pioneiro Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção: o Projeto Mutum. O trabalho é realizado por meio de um acordo de cooperação técnico-científica entre a CENIBRA e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), entidade não governamental sediada em Contagem (MG). Desde então, o projeto já possibilitou a soltura do mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do macuco (Tinamus solitarius), da capoeira (Odontophorus capueira), do jaó (Crytpturellus n. noctivagus), do inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), do jacuaçu (Penelope obscura) e da jacutinga (Pipile jacutinga). Cerca de 20% da população mundial da ave Mutum está presente nas áreas preservadas pela CENIBRA.

 

 

« Voltar

BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags