• Tipo: Contribuições
  •   ‌  Abrangência: Nacional
  •   ‌  Data Inclusão: 20/5/2011

Contribuições

Resíduos/Lixo, Energia Renovável

Centroprojekt oferece tecnologia que gera energia com a queima do lixo Envie para um amigoImprimir

Como empresa de solução ambiental, a Centroprojekt do Brasil resolveu ampliar a sua área de atuação, buscando parcerias com empresas especializadas em resíduos sólidos e geração de energia proveniente do lixo urbano. A Centroprojekt está utilizando a tecnologia Waste-to-Energy (WTE), um processo de obtenção de energia por meio da incineração do lixo.

A escolha da WTE levou em conta o enquadramento às rígidas normais internacionais de emissão de gases, além do fato desta tecnologia ser capaz de processar com eficácia lixos muito úmidos, uma das características do lixo brasileiro. O lixo úmido ou lixo orgânico é constituído de materiais orgânicos como restos de alimentos, folhas e galhos de plantas.

Pelos cálculos da Centroprojekt, a planta básica, a partir de 170 ton/dia, pode gerar até 50 megawatts por ano de energia, podendo abastecer até 24 mil residências. A empresa já está oferecendo a WTE a diversos municípios brasileiros e a perspectiva é de aumentar os negócios nos próximos meses, por conta da nova legislação que determina o fim dos lixões em todo o país até 2014.

De acordo com a Lei de Resíduos Sólidos (12.305/2010), o governo federal tem até junho de 2011 para elaborar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que incluirá metas de redução, reutilização, reciclagem de resíduos, aproveitamento energético e extinção de depósitos de lixo a céu aberto. Já os 5.565 municípios têm prazo até agosto de 2014 para eliminarem definitivamente seus lixões.

A queima do lixo urbano e sua transformação em energia poderá ser uma das saídas para as Prefeituras, no sentido que reduzirá os problemas de destinação do lixo. A Waste-to-Energy vem ganhando força entre as soluções energéticas oferecidas no mercado mundial, diante da crise ambiental. Além da viabilidade técnica e econômica, é uma fonte segura de energia alternativa.

A energia limpa decorrente da combustão dos resíduos é garantida por meio de equipamentos de controle da poluição, que impedem a liberação de gases do efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono. A Centroprojekt do Brasil vem trabalhando em plantas de Waste-to-Energy em várias localidades do Brasil, garantindo eficácia técnica e ambiental em seus projetos.

Centroprojekt do Brasil - www.centroprojekt-brasil.com.br

« Voltar

BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags