Informativo

Agropecuária

Canola se torna opção rentável de plantio para produtores do Rio Grande do Sul Envie para um amigoImprimir

A canola deve ser uma das opções mais atrativas para o plantio de inverno. Só a região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, deve cultivar pelo menos 18 mil hectares nesta safra. É mais que no período passado, de 15 mil hectares.

Entre os motivos está a oportunidade de bons negócios em parceria com as indústrias produtoras de biocombustíveis. Segundo o Agrônomo da Emater, Cláudio Doro, os contratos firmados dão uma garantia econômica para o produtor.

- Quando o produtor opta pelo plantio da canola, ele tem a assistência técnica das cooperativas e das empresas. Ele desfruta de seguro agrícola que dá uma certa garantia do risco econômico. Ele também faz um contrato de compra e venda com as indústrias, onde, hoje, o preço da canola equivale ao preço da soja - informa.

Dados da Emater indicam que o custo de produção da lavoura de canola é de R$ 650 por hectare. Na última safra, a colheita média rendeu cerca de 26 sacas por cada hectare plantado. A estimativa é que o preço médio nesta safra chegue a R$ 42, o que deve garantir a lucratividade do produtor.

 (Por Nestor Tipa Júnior, RÁDIO GAÚCHA, 16/05/2011)

« Voltar

BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags