Livros


Titulo: earthsummit.biz

Autor: Kenny Bruno e Joshua Karliner

Tema: Desenvolvimento Sustentável

Uma reveladora narrativa mostra como a lavagem verde das corporações e a tendência incômoda de suas parcerias com a ONU concedem a elas boas relações públicas sem que nada lhes seja exigido para melhorar sua atuação socioambiental.

Na década entre o encontro Rio 92 e a Reunião Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Johannesburg, em 2002, corporações transnacionais passaram a usar cada vez mais seus recursos para deter regulações, suprimir vozes opositoras e tentar comprar a opinião da sociedade civil com ações engenhosas de relações públicas.

Mas nós não devemos concordar com isso, e tampouco a ONU precisa ser perfeita, argumentam Kenny Bruno e Joshua Karliner, mas seus princípios e sua estrutura lhe dão potencial para conter a Organização Mundial do Comércio - um potencial que, para os autores, não está sendo aproveitado.

O livro "earthsummit.biz - The Corporate Takeover of Sustainable Development" (Food First Books, 2002, US$ 12,95, 173 p.) compara a atual retórica corporativa com a realidade e contesta o paradigma da responsibilidade e da autorregulação das transnacionais. A obra contém 18 estudos de caso sobre corporações, assim como textos completos do inócuo pacto global da ONU com as empresas e a versão desse pacto com a sociedade civil.

(Food First Books / Ambiente JÁ, com tradução de Rodrigo Brüning Schmitt, 01/09/2009)



Site: Food First Books

« Voltar


BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags