Livros


Titulo: O último da tribo

Autor: Monte Reel

Tema: Indígenas

O relato desta aventura parte de uma história real e recente: a descoberta, em 1996, de uma tribo composta de um único índio. Ele vivia em pequenas ocas que construía com madeira e folhas de palmeira, e ao lado delas, no chão, sempre havia um misterioso buraco retangular.

Numa região de Rondônia onde a floresta amazônica rapidamente cedia espaço para as fazendas, e onde se sabia que fazendeiros assassinavam índios para não perder propriedades para as reservas, era urgente proteger esse homem.

Porém, para garantir a criação de uma reserva, a equipe da Funai conhecida como Frente de Contato tinha de saber mais sobre o índio solitário. Era preciso definir, entre outras coisas, a tribo de origem, os costumes e a língua dele. Tudo isso sem usar a força e correndo o risco de levar flechadas. Caso contrário, nada poderia ser feito.

Trava-se então uma longa batalha com várias frentes de combate: as buscas em meio à selva; o difícil contato com o índio arisco, que não admitia a aproximação dos desconhecidos; os fazendeiros com seus capangas e advogados; e o emaranhado da burocracia dos órgãos oficiais em Brasília.

Serviço
Título: O último da tribo - A epopeia para salvar um índio isolado na Amazônia
Autor: Monte Reel
Tradutor: Marcos Bagno
Editora: Companhia das Letras
Ano de lançamento: 2011
Nº de páginas: 272
Preço: R$ 39,00



Site: Companhia das Letras

« Voltar


BuscaBusca

Conheça nossos parceirosParceiros

BuscaTags